História da N.W.A

Especial: Straight Outta Compton Movie

Formado em 1986 o grupo N.W.A, sigla em inglês de Niggaz Wit Attitudes (Negros com atitudes), foi o maior representante do estilo Gangsta Rap. Lançou ícones do hip hop e teve uma grande participação nos movimentos sociais da época. A NWA fez história!

N.W.A

O grupo começou com Eazy-E. Um ex-traficante que usou seu lucro com tráfico para abrir sua própria gravadora. Ele fundou a Rithless Record. Seu primeiro parceiro foi Dr. Dre que logo depois acabou se tornando co-fundador do grupo. Dre chamou pra participar o Dj Yella. Depois vieram Arabian Prince, Ice Cube e depois The D.O.C.

Primeira formação - Com The D.O.C e Arabian Prince

O primeiro álbum do grupo, N.W.A and the Posse (1987), não teve muito sucesso. Após esse fracasso The D.O.C saiu do grupo e entrou Mc Ren e após isso foi a vez de Arabian Prince deixar o grupo.

Ele não podia ter escolhido a pior hora para deixar o grupo. Após sua saída o grupo lançou o álbum Straight Outta Compton (1988) que foi o maior sucesso do grupo. O disco é considerado uma das obras primas do rap. Carregado de polêmica e fúria, Straigth outta Compton possui algumas faixas marcantes como, Fuck Tha Police. A música denuncia os abusos policiais com a população negra. A música teve tanta fúria que o grupo recebeu um aviso do FBI sugerindo que o grupo não falasse mais aquilo e maneirasse nas letras. Essa faixa custou a segurança policial do grupo, que parou de ser escoltado em seu shows. Por isso a NWA não fazia turnês.

Capa do ábum Straigth outta Compton

Suas músicas viraram hino das ruas, mesmo não tendo nenhum apoio da mídia. Os membros do grupo se tornaram os mais notórios representantes do estilo Gangsta Rap.

Os desentendimentos

Um grupo com tantos talentos juntos e personalidades fortes, era de imaginar que uma briga de egos poderia estourar a qualquer momento. No ano de lançamento de Straigth Outta Compton, Eazy- E lançou um álbum solo. Ice Cube, frustrado pelo dinheiro e pelo fato de também querer um álbum solo, acabou saindo do N.W.A. Como resposta essa saída o terceiro álbum do grupo, chamado chamado Efil4Zaggin (Niggaz 4 Life ao contrário), veio carregado de ofensas a Ice Cube por causa de sua saída. Na faixa “A Message To B.A.” é visível notar essas críticas. B.A são as iniciais de Benedict Arnold, uma expressão usada como sinônimo de traidor, a tradução seria “Uma mensagem para um traidor”. Quem conhece Cube sabe que isso não iria ficar assim. A afronta foi respondia em seu álbum Death Certificate (1991) com a música “No Vaseline”.

O fim do grupo foi em 1991 quando Dre saiu do grupo alegando que não recebia o que devia. Em 1995 Eazy-E morre e os membros do N.W.A fizeram as pazes. Houve rumores sobre a criação de um álbum-reunião, mas o projeto não foi para frente. Surgiram apenas colaborações em músicas como “Hello” e “Chin Check”. Alguns rappers que tiveram história com o grupo participaram do projeto N.W.A. Legacy que cuminou no lançamento de dois álbuns: The N.W.A Legacy, Vol. 1: 1988-1998 e The N.W.A Legacy, Vol. 2.

Ouça o  maior álbum de sucesso do grupo!

 

 

 

 

Autor: maripsouza

"Vim para sabotar seu raciocínio" Jornalista infectada pelo vírus do Rap desde cedo. Paulistana. Tenho uma vida corrida, que se divide em trabalho, amigos e projetos pessoais assim como esse.

3 comentários em “História da N.W.A”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s