Conheça um pouco da história de um dos maiores nomes do Hip Hop: Nas

 

nas

No dia 14 de setembro do ano de 1973 nascia, em Nova York, Nasir bin Olu Jones. Nas, como é conhecido, é filho do músico de jazz Olu Dara e foi criado nos conjuntos habitacionais de Queensbridge, no bairro do Queens.  O rapper ficou conhecido pelo clássico álbum Illmatic de 1994. Uma obra prima de altíssima qualidade! Nas tinha apenas 20 anos quando lançou esse álbum e quebrou todos os padrões e mudou o hip hop! Illmatic é considerado como um dos melhores álbuns de rap de todos os tempos!

Para você ter uma ideia da grandeza que foi o Illmatic ele já foi tema de documentários e diversas pesquisas. O conteúdo das letras falava sobre o cotidiano nos conjuntos habitacionais que Nas viveu. As músicas são profundas que contam histórias e trazem memórias traumáticas da adolescência do rapper. O álbum apresentou novos conceitos. O álbum é foda!

Capa do álbum Illmatic

Vamos continuar falando da carreira desse monstro…

Em 1996 o rapper lança o álbum It Was Written

Em 1999 o rapper lançou dois álbuns: I am… e Nastradamus

No ano de 2001 o álbum Stillmatic estremeceu o hip hop com o single “Ether”, um diss para nada mais nada menos que Jay-Z, em resposta para a música “Takeover” de Jay-Z.  Mas os dois não eram de Nova York… East Side. Todo mundo unido, não? Vamos explicar;

Jay-Z vs Nas

Segundo a lista da revista Rolling Stones ( As dez maiores brigas da história do rap) a briga teria começado por causa de um terceiro, Memphis Bleek. Na música “My Mind Rigth”, de 2000 ele faz críticas nas entrelinhas a Nas. Para quem não sabe Mamphis foi o primeiro artista da gravadora do Jay-Z, Roc-A-Fella Records, por causa da amizade dos dois.

Nas não deixou barato né e já mandou várias indiretas, mas o negócio pegou fogo mesmo foi quando Jay-z mandou a real em “The Takeover”, sem entrelinhas, sem indiretinha. Nas respondeu a altura em “Ether”. Na época os ouvintes da rádio Hot97 considerou Nas o vencedor da briga.

Quem ajudou a acalmar os ânimos foi o produtor Mark Pitts. Mas o público teve certeza do fim da briga em 2005 quando os dois dividiram o palco no show “I Declare War”.

Nas e Jay-Z

Vamos voltar a biografia de Nasir;

nasEm 2002 ele lança God’s Son e em 2005 Street’s Disciple e conta com dois singles de sucesso, “Bridging the Gap”, que conta com a colaboração do seu pai Olu Dara, e “Just a Moment”, que conta com a participação de Quan.

Em 2006, lança mais um álbum, intitulado Hip Hop Is Dead.

Em 2008 (vem mais polêmica), Nas lança o álbum que inicialmente recebeu o nome de Nigger, termo pejorativo usado nos Estados Unidos para se referir aos negros, mas um pouco antes de seu lançamento oficial, o álbum acabou sem título, Untitled. O álbum veio carregado de críticas ao racismo.

No ano de 2010, foi lançado mais um álbum, chamado Distant Relatives, agora com parceria do cantor de reggae Damian Marley.

Recentemente Nas lançou uma música em pareceria com Dj Khaled “Nas Album Done

14331740_1055742151207211_1797113401_n

Curiosidades

Bolsa de estudos oferecida por Harvard foi batizada em homenagem a Nas.

Nas faz aniversário no mesmo dia que fazia a Amy Whinehouse

Fiquem  com o show ao vivo dele cantando as músicas de Illmatic

Fontes:

http://www.vice.com/pt_br/read/a-histria-por-tras-de-illmatic-do-nas-e-quase-tao-incrvel-quanto-o-disco?utm_source=vicefbbr

10 formas em que o Illmatic mudou o hip-hop:

 

Autor: maripsouza

"Vim para sabotar seu raciocínio" Jornalista infectada pelo vírus do Rap desde cedo. Paulistana. Tenho uma vida corrida, que se divide em trabalho, amigos e projetos pessoais assim como esse.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s